11/06/2014 às 00h00 com informações de Fiep

Empresário deve ficar atento para jornada de trabalho durante a Copa do Mundo

Caso não haja feriado na cidade, não existe obrigatoriedade legal para a dispensa da jornada de trabalho e isto fica a critério do empregado

Em época de Copa do Mundo, é comum a dispensa dos funcionários para acompanhamento dos jogos da Seleção Brasileira. Como neste ano o Mundial será realizado no País, há muita ansiedade para assistir às partidas.

Caso não haja feriado na cidade, não existe obrigatoriedade legal para a dispensa da jornada de trabalho e isto fica a critério do empregador. A liberação pode ser feita com dispensa parcial nos horários dos jogos ou dispensa nos dias de partidas. A empresa pode ainda disponibilizar telão ou televisão para que os trabalhadores assistam aos jogos dentro da própria indústria.

No caso de dispensas parciais ou integrais, uma possibilidade é fazer acordos coletivos para a compensação das horas de trabalho com as entidades laborais. Se isto não for feito, as horas devem ser pagas normalmente aos trabalhadores. O mesmo é aplicado nos casos de acompanhamento dos jogos no ambiente de trabalho.