20/07/2015 às 00h00 com informações de G1

Mudança na declaração do IR gera dúvidas aos profissionais liberais

Médicos e advogados precisam informar o CPF e os valores recebidos. Intenção da Receita é cruzar os dados e evitar fraudes

Os profissionais liberais, como médicos e advogados, estão tendo mais trabalho para acertar as contas com a Receita Federal. Eles precisam informar o CPF e os valores recebidos de cada paciente ou cliente. A ideia é cruzar os dados e evitar fraudes, mas ainda restam muitas dúvidas.

Muita gente ainda está se adequando às novas regras e os contadores estão tendo muito trabalho.

As informações mais detalhadas têm que constar nas declarações de médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além de advogados. Quem não declarar pode cair nas garras no Leão e ter que ir à Receita Federal justificar os recibos dos pacientes.

A obrigatoriedade já está valendo desde janeiro. O objetivo da Receita Federal com a medida é diminuir o número de contribuintes que caem na Malha Fina, já que o cruzamento de informações vai confirmar valores pagos e recebidos de ambas as partes.

Um bom exemplo é o da psiquiatra Kátia Mecler, que desde que a medida foi anunciada, correu para adequar todos os pacientes ao novo sistema.

“Essa obrigatoriedade já vinha sendo anunciada, então estou seguindo as regras desde o ano passado. A declaração de 2014 eu fiz com o nome completo do paciente e com o CPF já”, explica.

O economista Samy Dana fala mais sobre essas mudanças no Imposto de Renda e explica que cuidados o contribuinte precisa ter para não cair nas garras do Leão.